quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática

Por Marcos Alexandre Simoka

Quando se trata do conhecimento e do aprendizado da Matemática, a educação se torna o principal elemento da construção de uma sociedade informatizada. Grande parte do desnível entre os indivíduos e elementos da sociedade deve - se a falta de oportunidades quanto ao aprendizado e a prática das inovações. A educação de uma sociedade é muito mais do que treinamento de pessoas para o uso das tecnologias da informação e comunicação: trata - se de investir na aquisição de competências amplas para que se tenha uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tendo habilidades na tomada de decisões fundamentada s no conhecimento para se adaptar facilmente aos novos meios e ferramentas do seu trabalho.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades, quando pautada em princípios que privilegiam a const rução do conhecimento matemático, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar - se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter - relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas para os diversos campos da Matemática. Tais soluções e práticas não encont ram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre o conhecimento clássico sempre visto dentro de nossas salas de aula e da inovação que as novas tecnologias nos proporcionam em nosso dia- a- dia. O pensamento - ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o clássico e o inovador  assim para contribuir para o processo, teoria e prática, ensino e aprendizagem dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário